terça-feira, 24 de novembro de 2009

Surf com conteúdo



O que para alguns parece fixação, para muitos a ansiedade e a adrenalina à espera de um swell é coisa séria, a relação entre surfista e oceano vai muito além da identificação com o esporte, é liberdade e paixão. Um estilo de vida em sintonia com o bem-estar e o contato consciente com a natureza.

Em harmonia com estes sentimentos de entrega e emoção, surge a revista Soul Surf Rio de Janeiro, mais uma publicação da editora 3RStudio. Um espaço destinado àqueles que encaram o esporte com atitude, sem perder a essência e os valores de seus espíritos, um lugar para os que buscam informação e conteúdo de qualidade.

Notícias de comportamento, dicas de saúde para deixar o seu surf ainda mais afiado, roteiros de viagens com belíssimas imagens dos melhores picos do Brasil e do mundo, além de páginas sem preconceitos para todos que curtem o mar, seja qual for a sua prancha.

E, para ser ainda mais completa, a Soul Surf preserva sua gênese mostrando, a cada edição, reportagens sobre a história do surf, com relatos alucinantes dos fatos e acontecimentos inesquecíveis do desporto no Brasil, além dos surfistas que marcaram uma geração.

Tudo isso sem deixar de fora as principais notícias que movimentam os bastidores do surf, bem como um breve roteiro cultural com música, cinema, arte e moda. Enfim, trata-se de uma a nova maneira de pensar uma revista de surf. Em dezembro, nas melhores bancas e livrarias do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Sempre vale esperar pela série!

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Petrobras Longboard Classic na Macumba....


Foto: Marcio Rodrigues / Fotocom.net

Parabéns ao DeKa, campeão do Petrobras Longboard Classic realizado na Macumba neste último final de semana....o cara quebra as ondas e merece se destacar no cenário mundial do longboard......é o surf ajudando as pessoas a terem um futuro melhor.....aloha GD!!!!!

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Google Earth Challenge 4.0



A Surfing lançou mais uma promoção da série Google Earth Challenge, na qual você navega a procura dos picos secretos pelo Google Earth, manda a imagem com as coordenadas para eles e concorre a uma trip para o pico que você descobriu....depois da descoberta daquela esquerda no deserto da Namíbia e de uma direita no México, vale a pena tentar descobrir um pico perdido por aí e quem sabe batizá-lo com seu nome...já pensou...GD's Left.....A verdade é que com isso a Surfing vai acumulando um banco de dados de graça das possíveis novas fronteiras do surf mundial...ai embaixo vai uma idéia do que tem perdido por esse mundão afora...Aloha GD...



quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Etapas decisivas do WQS.....


Prestes a começarem as decisivas etapas do wqs no hawaii encontramos 6 brasileiros com chances de ir para o worldtour em 2010. Jadson André já ta garantido com 14.813 pontos, na 3º colocação. Com certeza será a grande renovação brasileira....garoto novo, viajado, com surf atual, patrocínio bom....o primeiro ano de WCT é sempre complicado, a adaptação, as ondas, cair com os caras cascudos, além da pressão de uma nação inteira em busca de resultados dos surfistas tupiniquins. Nas marolas com certeza ele se garante, não ondas tubulares vamos ter de esperar..
Depois vem o Pedra em 12º com 12.150 pontos. Acredito que se garanta na elite pra 2010 uma vez que seu surfe forte e de linha cai bem nas ondas como Sunset e Haleiwa. Só penso que vai fazer figuração na elite, uma vez que surfe dele está desatualizado. Um cara voltar ao CT com mais de 35 anos fazendo surfe forte e de linha, porém o mesmo surfe de 10 anos atrás, não vai ser valorizado pelos juízes. Ainda mais em um ano que vai ter Owen Wright, Pat Gudaskas, Brett Simpson e o próprio Jadson representando os novos nomes do cenário do surf. O cara fez a parte dele como surfista mas ta em final de carreira.

A galera depois vem embolada com Marco Polo em 20º, com 11.656 pontos, Pig em 23º com 11.251, Willian Cardoso em 24º com 11.151 e Léo Neves em 25º com 10.750 pontos. Quem chegar nas cabeças em alguma etapa Prime pode se classificar. O Marco Polo, Pig e Leo fazem parte de uma geração que eu achava que ia quebrar o WCT mas que ninguém vingou. O Pig e o Leo ainda conseguiram se classificar e correr alguns anos na elite mas sem resultados expressivos. Surfe os caras tem, não sei o que falta. O Marco Polo é que nunca se classificou e quem sabe não é dessa vez. O cara é bom de onda havaiana. O Leo surfa muito mas talvez quebre muito a linha da onda, queria ver ele correr mais alguns anos de CT mudando um pouco seu surf.

O Willian Cardoso eu gostaria de ver na elite, surfe forte, com pressão.....parece o Pottz.....é bonito de ver um cara pesado fazendo um surfe bem feito. Os caras mais magrinhos às vezes parecem que não tem perna pra jogar água pro alto...lembra do Kong????

Vamos torcer pros caras representarem o Brasil junto com o mineiro em 2010!!! Aloha GD

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Careca shapando....

Kelly back from Europe and getting weird in the shaping room on Twitpic

O Careca voltou da Europa e já ta shapando uma nova Deep Six para Pipeline.....vamo ver que bicho que dá......

Toque do GD 2


Ontem, pouco antes do apagão, estava escovando os dentes quando fui interpelado pela minha filha de 4 anos, que disse o seguinte..."papai, você não sabe que temos de economizar água e não podemos escovar os dentes com a torneira aberta...fecha essa torneira para não gastar água".

Com certeza as futuras gerações já irão crescer com muito mais consciência ambiental do que nós, garantindo um futuro melhor para o nosso planeta.

Apesar de parecer que existe muita água no planeta, ela não é um recurso ilimitado, apenas uma pequena fração desse água é potável. Aproximadamente 97,5 % da água da Terra é salgada, logo sobram 2,5 % de água doce, divididos em geleiras, icebrgs e no subsolo, ficando apenas 0,007% nos rios, disponível para nosso uso.

Então, vai o toque, economize água para não faltar no futuro, pois tratar essa água custa caro e gera muitos produtos químicos que agridem o meio ambiente.

A água é nosso bem mais valioso. Cuide bem dela. A água que existe hoje é a mesma desde a criação da Terra.

Aloha GD!!!

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Máquinas de ondas

Recentemente eu estava assistindo ao Grande Prêmio do Dubai de Fórmula 1 e fiquei impressioando com a pista que foi construída para o evento. Uma arquitetura futurística, com o traçado da pista passando por baixo de um hotel 5 estrelas, tudo sem economizar dinheiro. O Dubai se prepara para, quando acabar seu petróleo em um futuro bem próximo, ser um dos principais pontos turísticos do mundo, garantindo para o país um futuro sem depender do combustível fóssil. Mas o que o surf tem a ver com isso??? Muitos dizem que o futuro do surfe será nas piscinas de onda, quando será possível adequar o esporte para transmissões para a televisão, será possível levar o surfe para locais distantes da praia, os atletas poderão treinar as manobras em uma onda sempre igual, evoluindo cada vez mais o esporte. O Kelly Slater mesmo disse que possui o projeto da melhor piscina de ondas do mundo, e que em breve ela vai revolucionar o surfe. Outro ponto levantado como o futuro do surfe são os fundos artificiais. Há poucos dias foi inaugurado um fundo artificial em Boscombe, Inglaterra, e que se espera um aumento do turismo na região por causa das ondas. Mas o sucesso das piscinas e fundos articificiais esbarra em dois pontos importantes, tecnologia e dinheiro. É ai que entra o Dubai, dinheiro os caras tem de sobra, e tecnologia para criar fundos eles tem também. Está sendo construído lá o The World, um arquipélago artificial, ainda em construção, que forma o desenho do mapa-múndi, onde as ilhotas estão sendo vendidas por valores entre 6,2 a 36,7 milhões de dólares. Para se projetar o melhor fundo artificial do mundo em Dubai é mole, considerando a quantidade de areia que os caras movimentam nesses empreendimentos. Mas de que adianta criarmos o melhor fundo artificial para o surf do mundo se no Golfo Pérsico não tem onda. Ai voltamos para a tecnologia desenvolvida para as piscinas de onda. Nas piscinas as bombas geram as ondas que quebram nas bancadas, mas sempre limitadas pelo tamanho das piscinas, que por maior que sejam não se comparam as bancadas de verdade. Porque não projetarmos máquinas superdimensionadas, colocadas em algum local do Golfo Pérsico, feitas para bombear um grande quantidade de água sobre uma bancada de areia perfeitamente construída para gerar a melhor onda do mundo, nos moldes do Superbanks, só que maior, mais extenso, mais tubular. Imaginem uma onda de 10 pés, rodando por 1 quilometro, com partes manobráveis, um tubo de 20 segundos no estilo Desert Point, tudo isso a qualquer hora, só dependendo do acionamento das máquinas.
 Parece viajem, mas com certeza tecnologia para se construir uma onda dessas nós temos, basta apenas convencer os Shakes e Sultões a bancar o projeto. Estima-se que já tenham sido gastos mais de 60 bilhões de dólares para se transformar Dubai no que ela é hoje. O que seriam mais alguns milhões de dólares para transformar o lugar na Meca do surf???? No futuro algo desse tipo com certeza vamos ver......Aloha GD!!!

The World - Dubai

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Campeão Brasileiro de Surf


Nesse final de semana o Messias Felix sagrou-se campeão brasileiro de surf de 2009, quando o Pedrinho perdeu a final da etapa da Barra da Tijuca, em ondas minúsculas, para o David do Carmo. Entretanto o título de campeão brasileiro não tem mais o mesmo valor de anos anteriores. Voltando no tempo me lembro quando Paulinho do Tombo se tornou o primeiro campeão em 1987, em Saquarema, com transmissão ao vivo pela extinta rádio Fluminense FM, a Maldita. Uns dizem que esse título deveria ser do Pedro Muller, que acabou ganhando o seu em 1989. Naquela época os brasileiros estavam iniciando uma nova fase no circuito mundial, com Teco e Fabinho, e o cara que fosse campeão brasileiro com certeza tava com muita moral. Um punhado de anos depois, já com a criação do Supersurf, lembro de um circuito, acho que em 2002, em uma final que valia o título, na Prainha, entre o Bronco e Leo Neves, o Leo me pega um tubo nos últimos minutos e tira um dez levando seu primeiro título para casa. O Bronco já era tricampeão brasileiro e queria o tetra (na hardcore desse mês ele disse que ainda vai levar esse tetra pra Matinhos...).

Hoje em dia o cara vira campeão brasileiro e não sai matéria em lugar nenhum. Eu só assisti à final desse ano, na Barra, por acaso, quando tava zapiando o controle remoto e caiu no EXPN. O circuito parece um circuito de base, tipo uma segunda divisão. Se você não tem patrocínio para correr o WQS, vai de supersurf mesmo. Vários atletas sem patrocínio ou com patrocínio fracos, onde os caras ganham uns calções, umas camisetas, uns adesivos, um saco de bananada e um de maria-mole. Os atletas parecem que não tem preparo para lidar com a televisão, o próprio Messias sumiu na hora da final. A ESPN querendo filmar o cara. Ele podia meter um boné do patrocínio, uma camisa e aparecer durante meia hora da final pro Brasil todo ver, se não ganhasse o título pelo menos dava uma alegria pros patrocinadores. Depois quando o cara ganha me aparecesse com uma camisa escrito "Blessed".....eu até agora não sei quem é o patrocinador do cara. Depois os caras reclamam que não tem apoio.

Pelo menos pro próximo ano irão ocorrer mudanças no circuito...vamo ver no que dá...Aloha GD!!!!