sexta-feira, 22 de maio de 2009

Revitalização da Lagoa


No domingo passado eu li uma matéria no Globo, escrita pelo jornalista/surfista Túlio Brandão, sobre a parceria do grupo EBX, que pertence ao empresário Eike Batista, com a Prefeitura e o Governo do Estado do Rio de Janeiro, em um projeto de revitalização da Lagoa Rodrigo de Freitas. O projeto consiste da instalação de 3 dutos com 3 metros de diâmetro ligando a lagoa ao mar, atravessando o Canal do Jardim de Alah. O que me chamou a atenção para a notícia foi o fato de que, para construção dos dutos, será necessário a instalação de um píer, saindo do canal, que é a divisa das praias de Ipanema e Leblon, e avançando mar adentro. Para quem não sabe foi para a construção do emissário submarino de Ipanema que foi construído o famoso Pier de Ipanema, que gerou uma onda clássica nos período de 1973 a 75, e que até hoje é lembrada como um marco na história do surf brasileiro.


Há uns 10 anos atrás esse projeto já havia sido discutido só que ao invés de dutos seria construído um molhe de pedras na saída do canal. Dessa vez com a parceria privada talvez aconteça mesmo a obra e, quem sabe, não teremos mais uma onda perfeita em plena zonal sul carioca. Fico imaginando aquele swell de leste e as esquerdas lambendo lá de fora até a areia, com um tubo seco no meio da onda....sonha não custa nada né....aloha GD

3 comentários:

FUN disse...

nada mal, nós surfistas merecemos!!!!!!! Imagina só altas ondas lá!!!!!!

Viva La Brasa disse...

Valeu, cabrón!
Segue blogando...

Tiago disse...

Esse projeto já tá em andamento... Agora, se vai rolar o pier ou não é outra parada. E ainda: se as ondas vão comparecer com qualidade é mais uma incógnita. Tô pagando pra ver.
Valeu GD!!!