sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

O santo é fraco


Retirado do O Globo.

Nem se todos os orixás se reunissem em prol da Praia da Macumba dariam jeito no estado de abandono desse trecho da orla carioca. Castigada pela falta de conservação e por atos de vandalismo, a praia depende mesmo é de investimentos da prefeitura, por meio da Secretaria de Obras.
O GLOBO-Barra desta quinta-feira relembra os revezes por que passou o projeto da Eco-Orla desde sua inauguração, em 2004. A estrutura, que inclui deques de madeira, ciclovia, praça de lazer, equipamentos de ginástica, aspersores e duchas, já começou a ruir apenas duas semanas após ficar pronta. Uma maré incomum retirou a areia que dava sustentação aos muros , e parte da ciclovia e dos deques cedeu. Era só o começo.

De lá para cá, a situação só piorou. Os deques não oferecem segurança e costumam afundar sob os pés de banhistas. O surfista Miguel Calmon foi a última vítima: fraturou a rótula, rompeu os ligamentos e teve que passar por uma cirurgia.
Além da falta de conservação dos deques, postes da Rioluz dão choque em banhistas que andam descalços no calçadão. Pedras de granito dispostas na mureta de proteção do calçadão foram roubadas, e faltam pedras portuguesas no chão. A matéria completa está no GLOBO-Digital (somente para assinantes)

Um comentário:

Fred Schmidt disse...

A secretaria de obras do Rio de Janeiro é uma piada. A cidade está jogada as traças... num estado de abandono de dar tristeza. Nada funciona, as ruas todas esburacadas, asfalto de´péssima qualidade, calçadas desalinhadas e cheia de buracos, obras que levam 6meses pra mais só para inglese ver. Se a zona sul e a sua orla que é onde está a alta sociedade está nesse estado deplorável, o que dirá o subúrbio?! Não adianta pagar todos os impostos que pagamos anualmente (IPTU, IPVA, taxa de incêndio, etc), pois o dinheiro nunca chega no seu destino final... sempre tem uma cambada de políticos fdp's armando alguma forma de meter a mão nessa grana! O que tem que ter é cobrança por parte da população... reinvindicações, sair nas ruas e parar a cidade com protestos, ir pra frente da casa do governador, do prefeito e reclamar (educadamente, civilizadamente) na cara deles! Sem uma boa administração e transparência das contas públicas, o Rio e o Brasil continuarão presos nesse círculo vicioso da ganância e roubalheira por parte desses políticos ladrões que temos em no poder. Deviamos nos unir para fazer com que essa situação mudasse! Sugiram idéias e vamos a luta! Abraço, FS