sexta-feira, 30 de abril de 2010

Vazamento no Golfo do México é ‘desastre nacional’, dizem EUA



Óleo vazou após explosão de plataforma de petróleo na semana passada. Ele pode atingir a costa da Louisiana, que decretou estado de emergência.
Fonte: G1

A secretária de Segurança Interna dos Estados Unidos, Janet Napolitano, disse nesta quinta-feira (29) que o vazamento de óleo combustível no Golfo do México é um desastre “de importância nacional”. A guarda costeira americana detectou vazamento de petróleo na plataforma que explodiu e afundou há uma semana. Ao menos 5 mil barris de petróleo estão vazando diariamente no Golfo do México, um volume cinco vezes superior ao estimado previamente, informou a Guarda Costeira dos Estados Unidos.
"Descobriram um novo ponto de vazamento”, assinalou o oficial Erik Swanson à agência France Presse. Isto equivale a “5 mil barris diários”. A maré negra poderá chegar ao delta do Missisipi nesta sexta, segundo informação oficial; o presidente Barack Obama prometeu mobilizar “todos os meios disponíveis”, entre eles o Exército, para lutar contra a tragédia. O governador da Louisiana, Bobby Jindal, declarou estado de emergência devido ao vazamento.O gabinete do governador fez o anúncio na capital de Louisiana, Baton Rouge. Esta decisão permite que as autoridades locais utilizem os recursos do estado e da ajuda federal para combater o “impacto previsto da chegada à costa da Luisiana do petróleo proveniente do vazamento da (plataforma) "Deepwater Horizon”, ressalta o comunicado do gabinete do governador.
"A mancha negra ameaça os recursos naturais do estado, principalmente a terra, a água, os peixes, a fauna selvagem, as aves e outros recursos biológicos, e também representa uma ameaça para a sobrevivência dos habitantes da Louisiana que vivem no litoral", acrescentou o documento.

Equipes de emergência iniciaram nesta terça-feira (28) a queima controlada da gigantesca mancha de petróleo provocada pela explosão de uma plataforma no Golfo do México, diante da ameaça de o óleo chegar à costa da Louisiana. “É incendiada com uma pequena boia que se desloca pela mancha e a inflama. A queima ocorre satisfatoriamente”, disse o oficial da Guarda Costeira Cory Mendenhall sobre a operação para paliar os efeitos do vazamento provocado pelo afundamento da plataforma petroleira diante da costa americana, na quinta-feira passada.
A drástica decisão de atear fogo à maré negra foi adotada após a mancha chegar a cerca de 40 km dos pântanos de Louisiana, hábitat de diversas espécies.
Uma frota de barcos da Guarda Costeira e da companhia britânica de petróleo BP empurrava as partes mais densas da mancha para uma barreira flutuante resistente ao fogo.
“O plano é queimar, de forma restrita e controlada, milhares de galões de petróleo, e cada operação dever durar cerca de uma hora”, explicaram as autoridades e a BP.
A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) americana advertiu mais cedo que os fortes ventos de sudeste previstos para os próximos dias poderão empurrar a maré negra para os pântanos da Louisiana.
A plataforma Deepwater Horizon, operada pela BP, afundou na quinta-feira passada 240 km a sudeste de Nova Orleans, dois dias depois de uma explosão que causou a morte de 11 trabalhadores.
A queima da mancha de petróleo para proteger a costa provocará seus próprios problemas ambientais, criando enormes nuvens de fumaça tóxica e deixando resíduos no mar.
Na terça-feira, fracassaram as tentativas de fechar dois focos de vazamento no oleoduto ligado à plataforma, realizadas por quatro submarinos robotizados a 1.500 metros de profundidade.

2 comentários:

Fred Schmidt disse...

Triste realidade! Que os gringos trabalhem exaustivamente para conter a enorme cagada feita pelos exploradores de petróleo! Este é o mundo em que vivemos... todos precisamos da merda do petróleo para quase tudo na vida. É o mau que move o mundo!

Anônimo disse...

O Dia Mundial do Protesto contra BP está chegando a São Paulo. O protesto pacífico será realizado no dia 12 de junho de 2010 das 14 horas até as 16 horas no Parque Ibirapuera - Portão 7. O propósito do protesto é para educar o publico sobre os efeitos do derrame de petróleo maciço e o que pode ser feito para auxiliar com os esforços de limpeza e para promover energia limpa.

O Dia Mundial do Protesto contra BP está programado para o dia 12 de junho de 2010. O lema “Pense Mundialmente – Atue Localmente” reflete a idéia de que as catástrofes ambientais não ficam somente dentro das fronteiras de uma nação. Atualmente, tem protestos planejados em 5 continentes e mais de 30 cidades incluindo: Sacramento, San Diego, Concord, Daytona Beach, Dallas, Houston, Boston (EEUU), Berlin, Alemanha São Paulo, Brasil, e Johannesburg, África do Sul. Novos protestos estão sendo planejados para locais diferentes quase todos os dias.

Os protestos são o resultado do movimento que foi iniciado no Facebook. Nas paginas como Boycott BP e Worldwide Protest BP Day, centenas de milhares de pessoas em toda parte do mundo manifestaram suas indignações com essa catástrofe ambiental e com o histórico de segurança sinistro de BP e sua inabilidade de parar o vazamento de óleo. British Petroleum é uma corporação multinacional que ganha bilhões de lucro todo ano. Suas marcas incluem BP, Arco, Amoco, am/pm, Aral, Wild Bean Café e Safeway Gas.

Se você apóia a Terra e essa causa, por favor, compareça a esse protesto, traga sinais e use fitas ou braçadeiras pretas. Profanidade, violência e vandalismo não serão tolerados. Garantimos que isso será uma demonstração pacífica. Crianças são bem vindas. Tragam música, cartazes, e boa energia.

Para mais informação, por favor verifique o grupo do Facebook Worldwide Protest BP Day – 12 June 2010 via o link http://www.facebook.com/group.php?gid=122189197821968. Você poderá confirmar sua presença no site, o qual é importante para saber quantas pessoas virão ao protesto.