segunda-feira, 12 de julho de 2010

Exposição Fernando Mesquita



O encontro da arte com o surf naturalmente revelam experimentações e caminhos alternativos como formas de expressão, através de cores e movimentos, um completa o outro. Alguns artistas buscam um “algo mais” nessa viagem conceitual artística ao retratar o que realmente o surf causa nos cinco sentidos humanos.

Essa busca em materializar as sensações de um surfista, unidas à doses de sabedoria, conhecimento e experiência faz do trabalho do artista Fernando Mesquita verdadeiros amuletos sagrados revelados em suas nova série de Mandalas. Os círculos mágicos, como são popularmente conhecidas as Mandalas, proporcionam o desenvolvimento pessoal, espiritual e cura emocional ao serem contempladas, interferindo positivamente no estado físico do espectador.
Os elementos típicos de uma Mandala e a inspiração vibracional vinda dos mares, levam Mesquita à retratar uma série poderosa dos círculos mágicos co-relacionadas ao surf e oceano, tanto nas formas como na distinta paleta de cores usada pelo artista, causando impacto visual e fluindo boas vibrações.

Fernando Mesquita sempre esteve ligado ao surf e a arte. Aos 6 anos de idade, inesperadamente ganhou uma caixa com tintas à óleo, pincéis, telas brancas e um enorme cavalete, além de um cobiçado autorama. O tempo passou e o segundo presente perdeu a graça dando espaço sem volta para a arte.

Começou a participação em exposições com apenas 8 anos,na Folha de São Paulo. Com 10 ganhou o primeiro prêmio e aos 16 ingressava na propaganda. Investiu o primeiro salário em uma prancha de surfe, uma Miçairi lilaz e branca com sua lua e estrela, monoquilha de sonho e desde então, são 38 anos de alegria dentro d’água.

Com 25 anos, juntou 4 amigos e criou a famosa revista Fluir. Passou pela Editora Abril, Revista Capricho, Elle, Vougue até voltar para propaganda. Na Stander Ogilvy&Mather ganhou prêmios reconhecidos pelo mundo inteiro: Leão de ouro e bronze em Cannes, Ouro em Londres e Nova Iorque, Grand Prix e Prata no Festival Brasileiro do Filme Publicitário. Com o ouro em Cannes foi convidado pelo governo francês a participar da exposição “Propaganda e Arte do Século”, em Paris, Museum Centre George Pompidou. Dividiu espaço com originais de Alfons Mucha, Toulouse Lautrec, Picasso, Giugiaro e outros grandes mestres da arte.

Após tantas criações e respirando arte, Fernando Mesquita continua sua jornada trazendo à público toda a positividade proporcionada pela vivência profissional e alegrias compartilhadas dentro d´água com o surf exibidas em suas Mandalas. A arte de Mesquita estará em exposição na temática galeria Alma do Mar no bairro da Vila Madalena em São Paulo.

Data: 10 à 31 de Julho
Coquetel: 15 de julho – quinta feira
Local: Rua Harmonia 150 – Vila Madalena
Horários: Das 10 às 18 horas – Seg. à Sab.
Informações: 3097 0665

POR F. BARI

Nenhum comentário: