terça-feira, 2 de novembro de 2010

Andy vive!!!

É difícil de acreditar mas Andy Irons está morto. Confesso que estou muito triste, não é todo dia que você vê um ídolo seu morrer...ainda mais um cara novo e forte, que dropava as bombas, e que tinha um sobrenome que dispensa comentários..IRONS....como isso é possível?????

Andy foi o único cara que venceu Slater. Se Andy não tivesse aparecido o Slater tinha ficado nos 6 títulos aposentado.

Três momentos da história do surf que demonstram a maior rivalidade que já existiu no surf, seja no circuito ou fora dele:

1)Final do Pipe Master de 2003, Andy, Slater e mais dois (talvez Macca e Parko, não tenho certeza), quem ganhasse levava o título mundial da temporada. Slater fazendo aqueles seus joguinhos de intimidação vira pro Andy antes de entrar na água e diz no ouvido dele.."Eu te amo cara!!!!" Só que não colou, Andy ganhou o Pipe, Careca ficou em quarto, Andy foi coroado bicampeão do mundo, careca foi pro chuveiro chorando igual criança e pensando.."Será que meu tempo já passou???"

2)Final em Jefreys Bay 2005, Andy x Slater, Andy levou o terceiro título mundial em 2004, Slater veio em 2005 querendo mostrar que ainda podia acompanhar o cara...altas direitas em Jefreys Bay,ao final da bateria Slater precisava de um 9 e tal pra virar, Andy já na areia, 30 segundos pro final sobe a série, Slater friamente deixa a primeira passar e pega a de trás, a praia toda começa a gritar, Slater sai espancando a onda e cai no final...sai a nota, 9 e cacetada, o careca leva a etapa...Andy sai xingando geral na areia.

3) Final do Pipe Master 2006, Andy, Slater, Machado e Lopez...Slater lá pelas tantas mete todo mundo em combinação, tudo parecia definido, faltando 5 minutos Andy pega uma bomba pra pipeline e tira um 9 e tal...mas ele ainda precisava de outro notão...no finalzinho o cara pega uma morra pra backdoor e tira um 10 virando a bateria e mostrando pro Slater que ele ainda tava vivo pro circuito.

Vai com Deus Andy, surfar as bombas em outro lugar. Você agora passou da condição de ídolo para mito.

Aloha GD!!



2 comentários:

Fred Schmidt disse...

Essa morte do Andy Irons com certeza foi uma perda inestimável para a comunidade do surf. O único surfista da atualidade que conseguiu fazer frente ao surf moderno e competitivo de Kelly Slater. Graças ao Andy que o Kelly seguiu em frente no circuito para buscar seus 3 títulos seguinte, e agora + 1, que está na eminência. Andy Irons sempre teve uma atitude anti-desportiva, um verdadeiro bad boy do surf, um havaiano d emuita atitude, porém, de muita marra também. Sempre controverso a derrotas, Andy tinha um espirito de moleque mimado e não suportava perder para seus adversários. Quebrava suas pranchas, ia embora dos campeonatos chigando a todos e esmurrando as pranchas.... um garoto problemático, mas que teve determinação e foco para ganhar 3 títulos mundiais seguidos. Andy estava bem consigo mesmo, voltou a competir este ano e estava dando a volta por cima, inclusive faturou a estapa de Teahupoo deste ano e estava bastante satisfeito com seu surf... todos estavam torcendo por ele. Numa entrevistas, CJ, que foi a final com Andy em Teahupoo, disse estar contente com a vitória de Andy, de ver que ele estava feliz e retomando seu surf progressivo e radical. Andy foi um ídolo para muitos surfistas ao redor do mundo... que ele vá em paz e busque ondas perfeitas lá em cima! Andy, R.I.P

Tiago disse...

Kelly era o nerd, o cara que sentava na frente, aluno aplicado, obediente e nota 10. Andy era o gênio da turma do fundão, nada aplicado, revoltado com o sistema e iconoclasta. Essa ultima característica, na minha opinião, era a mais marcante e bolada de AI, não fosse assim, não seria campeão em cima do ídolo Slater, de quem era fã declarado. AI foi o unico que bateu no peito e gritou alto na cara do careca: "pica das galaxias sou eu!"
Na real, a carreira do Slater pode ser dividida entre antes e depois de AI.
AI era fúria, culhões e técnica. O circuito perdeu a graça. Fiquei o tempo todo dessa aposentadoria do AI esperando o momento dele ressurgir e desafiar a ordem toda de novo, destruir Fanning, Slater, Jordy e Reynolds. Não deu pra ele.
Eu torcia pro cara e ficava contente quando ele esculachava geral e sacodia a poeira da ASP.
Um pena essa abreviação. Viveu intensamente e merecia final mais justo. Mas a vida é essa merda. A gente não escolhe quando, nem como vem, da mesma forma não escolhe quando, nem como vai.
Você mesmo disse GD: AI é mito! Inigualável e incomparável.