sexta-feira, 10 de junho de 2011

Dica do GD: Primavera Silenciosa



Aproveitando a semana do meio ambiente segue a dica literária do GD de hoje: Primavera Silenciosa, de Rachel Carson, um marco na história do movimento ambientalista mundial.

O livro foi escrito em 1962 pela bióloga e pesquisadora Rachel Carson, e aborda os efeitos que o uso dos pesticidas causam no meio ambiente, principalmente para as aves (daí o título do livro).

A publicação do livro ajudou no banimento do uso de DDT (Dicloro-Difenil-Tricloroetano) nos EUA em 1972, pressionado por mudanças nas leis ambientais. O uso do DDT é controlado pela Convenção de Estocolmo e no Brasil teve sua fabricação, importação, exportação, manutenção em estoque, comercialização e uso proibidos pela Lei nº. 11.936 de 14 de maio de 2009.

O relato feito por Carson apresenta para o grande público, de forma bem clara, como uma cidade americana fictícia foi silenciada pelo uso do DDT, que contaminou peixes, pássaros e crianças, sendo essa cidade correspondente a uma parte de cada cidade americana real. A autora diz “nós permitimos que esses produtos químicos fossem utilizados com pouca ou nenhuma pesquisa prévia sobre seu efeito no solo, na água, animais selvagens e sobre o próprio homem”.

Apesar de ter sido escrito a quase 50 anos o livro continua atual e é uma leitura importante para quem se interessa pela área ambiental e gostaria de se aprofundar no assunto.

Vai lá maluco, larga esse Facebook um pouco e vai ler um livro, sua mãe vai se orgulhar de você!!!! Você vai descobrir que meio ambiente é muito mais do que você vê nas propagandas de Banco.

Aloha GD!!!!!

Nenhum comentário: