terça-feira, 18 de agosto de 2009

PERU - SURFANDO AO SUL DE LIMA

Punta Hermosa fica a cerca de 60km ao sul de Lima e é uma região que concentra diversos picos de surf que funcionam melhor nos meses de inverno, com swell de sul.

A maioria das ondas quebra para a direita e sobre bancadas de pedras e areia (La Isla, El Paso, Caballeros, Pico Alto, Punta Rocas - direitas e umas esquerdas cavernosas quando estão com tamanho e que podem te colocar numa situação perigosa, pois o fim da onda pra esquerda acaba próximo ao fim da direita de Kontiki, uma onda de reef break há cerca de 3km da praia, volumosa e de respeito, ali não dá pra vacilar). Tem também as esquerdas de Playa Norte e Señoritas.

As vantagens de Punta Hermosa são as seguintes: a consistência de suas ondas, que quebram praticamente o ano inteiro; a proximidade dos picos, que permite que se vá surfar a pé, de tuki-tuki (mototaxi) ou de ônibus... em poucos minutos consegue-se checar quase todas a sondas da região; além de durante a semana não tem praticamente ninguém na água (tirando a brasileirada e uns poucos locais de Punta Hermosa).




A desvantagem são: a água que é congelante; o tempo é muito frio durante os meses de inverno (o céu é cinza e não se vê o sol quase nunca); e pela proximidade com Lima, nos finais de semana o crowd Limeño invade o balneário. Mas ali perto, um pouco mais ao sul, existem várias opções de surf em outros balneários... San Bartolo - direitas de beach break e reef break, Peñascal - direitas de beach break e reef break, Puerto Viejo - esquerda longa de point break, no estilo Arpoador (RJ), Cerro Azul - esquerda longa de beach break que termina em um pier. Para quem quiser se aventurar mais ao sul, a ilha de San Gallan - direitas de point break é uma opção! Fica num lugar afastado, sem crowd (exceto pelos enormes lobos e leões marinhos) e rolam altas ondas. Quem já surfou lá diz que a onda se assemelha com a onda de Honolua Bay em Maui. Suerte y buenas olas!

Texto: Frederico Schmidt


Fotos: Retiradas da web (agradecimento a Peñascal Surf Hotel, ALAS, Revista Hardcore, Comuniodade Waves, Surf-Reporter)

Um comentário:

fabio" binho "nunes disse...

Da hora essas fotos dessas peredes solidas....