segunda-feira, 22 de março de 2010

Fim de semana na Joatinga



Segue o relato no nosso amigo Tiago Castro contando suas aventuras durante um sábado flat na Joatinga....

Sábado eu acabei optando por uma queda no Joá. Cheguei no pico e a visão que tive foi desoladora: 2.000 cabeças na água disputando séries demoradas de meio metro, meio metrão... Dentro desse crowd todo havia umas figuras conhecidas por se acharem donos das ondas, um coroa jiu jiteiro que só da as caras qd o mar tá minusculo, usando uma prancha que eu só colocaria na água em caso das ondas alcançarem cerca de 3 metros, e um gordinho tatuado que tá sempre no
Postinho tb, que surfa bem e é rato na arte de posicionamento, além de uma rapaziada de LONGBOARD (nunca tinha visto isso no Joá).
Surfar em dias assim pode ser um belo exercício mental. Controlei a ansiedade e pensei: "já tô aqui, são 17hrs e vou dar um mergulho. Se surfar alguma coisa tá de bom tamanho. Sem estresse e sem neurose." Como as séries tavam demoradas e eu tava de fish, comecei a pegar umas ondinhas meio de lado no inside que me rendiam um gas e depois uma paulada na junção, ou uma manobra mais de voltada pra espuma... As vezes alguem acabava entrando na minha onda, ou então na disputa eu ficava em pé primeiro e vagabundo descia depois mais pra dentro do pico (o q aprendi na minha vivência na água é q a onda é de quem já tá surfando nela...) mas mantive a calma e mesmo tando certo chegava na humildade. Saí de todas as ondas que foram divididas, mesmo eu estando certo e pedindo desculpas pra evitar confusão (pra que se irritar, se o surf existe pra relaxar?)
Sabem o que me aconteceu, pra minha surpresa? Do nada subiu uma série (depois de quase uma hora de surf), os 2 caras mais marrentos disputaram a primeira onda (apesar de serem amigos) e deixaram a segunda e melhor onda pra mim. Eu fiquei bem colocado e numa posição mais de trás e mais pra dentro do pico. Nem a galera de long tava tão de trás qt eu. Acertei o pé na prancha enquanto eu cavava esperando a parede da marola armar, nisso já tinha uma porrada de olho gordo assistindo de camarote no canal. Acertei uma beeeeeeela rasgada jogando uma boa fatia de água, fiquei numa posição boa qd terminei a execução dessa manobra (perto da espuma e de novo cavando pra esperar a parede subir) a onda formou bem em pé, como tava com velocidade soltei a porrada seca, jogando a rabeta da fish, pra quem tava assistindo por de tras da onda ver minhas quilhas. A onda foi foda e sabe o que foi melhor? Geral no pico passou a me respeitar. Os mais chatos do pico ralaram depois de mais uma série que entrou (não acho q minha onda e presença no pico tenha influenciado a saída deles) e eu passei a ter prioridade nas demais. Caí mais uma hora, sem ninguém pra me incomodar, escolhendo a onda da série que queria. Não que eu tenha assustado o crowd com meu surf "inovador" mas senti que até então eu tava na água como o "surfista fantasma", uma situação que o Fred D'Orey uma vez definiu mt bem. Todo mundo no pico passou a me encarar como um cara que vai pegar a onda e vai fazer até o talo. E isso me deixou com a cabeça boa pra surfar.
Enfim, escrevi tudo isso sabe pra quê? Pra dizer que por mais crowd e por menor que esteja o mar (apesar de concordar que pra tudo tem limite), surfar tranquilo SEMPRE vale a queda! Vai que uma onda salvadora sobra pra vc? Se eu só tivesse surfado a onda que descrevi pra vcs já ia sair da água com um sorriso no rosto e a alma lavada! E mais! Se não tivesse pego nada demais tb ia tá bom. Mergulhei no mar e assisti ao por do sol nesse paraíso que é o Joá!
O surf é um esporte diferente pq vai mt da tua cabeça, do teu estado mental. Nem caí do domingo. Mas já começo a semana mais de bem comigo, mental e fisicamente por conta de uma marola surfada num fim de tarde ordinário.

Amigos, caiam sempre!!!!! Tudo vale a pena se a alma não é pequena!!!!

2 comentários:

Cainã disse...

Massageou o Égo.Isso é muito bom!!
Maneiro o relato.

Fred Schmidt disse...

Belo relato! Conheço o autor e aprovo! O cara tá quebrando as valas do Rio com sua fishera tri-quad! Tem sempre uns espertos que acabam tomando o pico de assalto... mas eles pagam os karmas pela vida!