quinta-feira, 15 de julho de 2010

J-Bay - Comentário do Sócio TNT

Segue comentário do sócio desse blog, mais conhecido como TNT, acerca do primeiro dia de surf nas direitas geladas.....opiniões bem estruturadas que transcrevo na íntegra abaixo...

GD,

Acabei de assitir a bateria da primeira fase em que o Mineiro perdeu. Não pude ver o resto por que estou no trabalho. Mas sabe o que fica evidente toda vez que vemos os tops acima da média (Slater, Fanning, Smith, Reynolds, Parko e Taj) surfando? Criatividade, habilidade e técnica conjugados resultando em uma variação no repertório que o surfista mediano não consegue imaginar em seus sonhos.

Em ondas como JBay, verdadeiras pistas de manobras, toda onda surfada requer uma leitura que alie improvisação e variação.

Olha o Neco por exemplo: o cara explode nas rasgadas, de vez em quando faz uma manobra ou outra mais vertical e é isso. Não tem mais nada pra se ver. Não quero dizer que o cara não arrebente. Ele surfa léguas mais do que eu, um surfista de final de semana. Mas comparado aos tops (que todo evento são semifinalistas) não dá pra ele.

O surf nesses picos fica muito parecido com Skate e Snow. O cara dropa e já tem que ter em mente uma linha bem variada. Floaters, pauladas verticais, rasgadas, cutties, aéreos e obvio tubos. É claro que as vezes, na mesma onda você não consiga executar todo esse arsenal de manobras, mas olha as séries em JBay! Se não der pra fazer muita coisa na primeira onda, varia na segunda.

O mar bombando e alguns surfistas fazendo o feijão com arroz. Feijão com arroz só se faz em beach breaks, onde as ondas são irregulares. Toda onda pode ser sua melhor ou sua pior. Tremenda loteria onde errar pode ser fatal.

Em JBay não há necessidade disso. É a hora de jantar o filé! É simplesmente uma das melhores direitas do mundo! E o surfista precisa estar no mesmo nível do desafio que é surfá-la. Feijão com arroz nessa onda, muitos com um bom tempo de surf e em forma sabem fazer.

O Mineiro executou as mesmas manobras o tempo todo nas ondas que surfou. Pode até ser que a onda não tenha permitido um enfoque mais radical, ou até mesmo que pela estréia, haja um nervosismo e todos os que pegam onda sabem como isso pode influenciar sua linha.

Mas na minha análise, toda vez que o mar estiver desse jeito é barbada. Não precisa nem consultar o Polvo Paul: sempre estarão nas quartas e semis esses caras a seguir:

Slater, Fanning, Smith, Reynolds, Parko, Taj, Bede e Irons.

Esse ano acho que os semifinalistas serão:

Slater, Fanning, Reynolds e Smith. Slater e Fanning porque sabem o caminho das pedras e em forma são os melhores nessas condições. Já Reynolds e Smith tão querendo morder um caneco já. Acho que o momento deles pode ser esse. Smith acabou de ganhar um evento em casa no QS e o Reynolds não quer ser a sombra do sul africano.

Pra campeão? Vou arriscar o mesmo nome que você GD: Cramulhão!

E aí? Concorda?

Aloharerê.

TNT.

Um comentário:

Anônimo disse...

Você enxerga bem o surf de competição e escreve bem, o Marreco que se cuide.
Brincadeira, sempre tem espaço pra mais um.

Abílio.