segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

A Onda


Verão tá ai, flat bombando geral e a galera desesperada por umas ondinhas. Para aproveitar esses dias de flat segue mais uma dica literária do GD: é o livro Ondas, da jornalista Susan Casey, lançado no final do ano passado pela editora Zahar.

O livro aborda o universo das ondas gigantes, não só as surfadas pelos bigriders como também aquelas que afundam transatlânticos e os tsunamis. Todo surfista é um aficionado por onda e o livro tem alguns trechos bem interessantes.

Vale destacar o relato de dois cabras que pescavam na baía de Lituya, no Alasca, quando em 1958, uma avalanche gerada por um terremoto provocou um tsunami de 523 metros de altura. Isso mesmo, uma onda de 523 metros!!! A onda entrou baía afora lambendo as margens do lago e arrancando tudo que estava na frente. Os dois caras estavam no meio da baía e quando ouviram o barulho e avistaram a onda partiram com tudo pra cima da bicha, conseguindo por milagre passar por cima da onda e despencando do outro lado. Outros barcos que estavam próximos tentaram fugir da onda em direção à boca da baía mas foram engolidos pelo monstro.

Na parte do surf vale o relato da jornalista acompanhando de perto o Laird Hamilton e sua turma durantes as caçadas às ondas gigantes que apareciam ao redor do globo, seja em Teahuppo, Jaws, Cortes Bank ou Killers. Cenas de bastidores são narradas e retratam um pouco do mundo desses caras.

O ápice do livro é o relato da session do Laird Hamilton com Brett Lickle no dia 04/12/2007, quando um swell monstro chegou em Jaws e os caras foram surfar em um pico próximo chamado Egypt, onde reza a lenda Laird pegou a mítica onda com mais de 100 pés.

Após a onda engolir Laird e Lickle a prancha acertou em cheio a batata da perna do último abrindo-a ao meio como se fosse um sushi. Hamilton tirou seu short-john e fez um torniquete na perna do cara, que sangrava muito. Só que o detalhe é que o Laird ficou peladão, montou no jet e trouxe o amigo para a praia. Chegou peladão e deixou Licke na mão da guarda costeira que já tinha providenciado uma ambulância.

Mas não satisfeito Laird pediu um short emprestado de um turista que assistia a tudo, arrumou outro parceiro e voltou para pegar mais algumas bombas. Se essa onda tinha ou não mais de 100 pés não se sabe porque ninguém fotografou nem filmou, mas lenda é assim né.

Fica a dica pros dias de flat...Aloha GD!!!

3 comentários:

Marcanti disse...

PARABENS, GD TMB É CULTURA!!

henrique disse...

Achei o livro bem fraquinho...

sem falar que só faltou a reorter lamber o Laird

DSC disse...

valeu pelo comentário henrique....com certeza a moça conheceu a gun do laird...aloha GD!!!