segunda-feira, 23 de maio de 2011

Rio como eu gosto de você!!!

Mineirinho batendo forte na final!!!!

O WT acabou e o Mineiro é o número um do mundo. Ponto. Muita controvérsia em torno da qualidade das ondas, logo no primeiro dia alguns diziam que os tops tinham de ir pra água.. “Porra, ta bombando 2 metrão!!! Bota esses caras na água..quero ver os tubos!!!”. O mar tava fechadeira e a organização disse....”semana que vem vai bombar!!!!”

Ai o campeonato ficou esperando o mar melhorar....uns diziam “vai bombar o Arpex clássico!!!”. Nesse meio tempo levaram o Careca pra surfar até na praia da Urca, depois não querem que o cara fale mal das ondas.

Slater dropando uma boa na praia da Urca, embaixo do bondinho!!!!

O campeonato começou num arpoador meio mexidão, a galera do sul dizia “viu que merda jogar o campeonato no Rio, Imbituda ta quebrando clássica essa semana!!!”. Os locais do Recreio diziam “Porra, joga o campeonato no Recreio, protegido do vento, ta rolando uma valinha clássica lá!!!”. Os locais da zona sul carioca davam o troco “ta melhorando!!! A terceira laje vai funcionar e vai ser show de surf!!!!”. O albino disse que estava "tricky", difícil de achar ondas, uma maneira educada de dizer que estava uma merda. O Careca soltou que se fosse no Tahiti era melhor esperar, mas aqui o mar não fica melhor que isso não.

No dia seguinte o mar baixou e as condições ficaram mais lisinhas, vi umas ondinhas bem legais rolando. Alguns caras como sempre tavam botando a culpa nas ondas. Tiago Pires ficou putão de rodar e disse “Como ainda surfamos ondas assim no circuito???” Se ele tivesse ganhado garanto que o discurso seria outro, ele ia dizer que tá bem fun. Enquanto isso o Taj era visto na noitada com uma loiraça num barzinho no Leblon tomando uma gelada, eita vidinha mais ou menos..

Quando o campeonato foi pra Barra o mexicano careca mandou o Careca pra casa com uma aereozinho de backside maneirinho. O Kellinho ainda espremeu um tubo que neguinho que tava na areia disse que durou exatos 19 segundos, mas não deu pro nosso herói. Acabou a bateria e o Bobby dizia que tava igual Mundaka e o Careca ficou mais 1 hora e meia na água pagando 5.000 dólares de multa pra surfar umas ondinhas sozinho. Vai entender. Na real acho que o cara tava puto e não volta tão cedo pro Rio.

Na seqüência a corrida pelo circuito ficou aberta, Jorjão perdeu logo e ficou para trás, Fanning tb...a parada ficou pro Taj e pro Parko com Mineirinho na cola.

Taj cavando durante a final com De Sousa.

Na bateria do Mineiro contra o Owen Right geral disse que o brasileiro perdeu, que forçaram a barra no 8,23 do floater, que floater é manobra da década de 80. Owen disse que não sabia que estava no tour para dar float, Parko disse que sentia muito pelo australiano, Kierne Perrow disse que ia para casa treinar uns floaters (como se o cara desse aéreo). Polêmicas a parte a manobra em questão foi muito bem executada, dando aquela despencadazinha com a rabeta e caindo no vazio. Ano passado o Careca ganhou do Jordy em Portugal, praticamente garantindo seu 10º título, abusando dos floaters e ninguém falou nada. Já tem gente dizendo que tão empurrando os brasileiros por causa da atual situação do país, que está crescendo economicamente, sediando Copa e Olimpíada e tal. Se é verdade eu não sei, sei que o que movimenta o mundo é o dinheiro, e isso não temos como negar. Em 2009 o Adriano ficou em 2º atrás do Careca e saiu todo feliz, acho que ele não acreditava que podia ganhar dos caras. Ano passado o Jadson levou e ele deve ter pensado “Entrei no papinho desse careca safado e me estrepei!! Isso não pode acontecer de novo!!!!” E não aconteceu.

O que eu não entendi foi o Sportv ter o direito de transmissão e não passar o campeonato, mesmo com brasileiro na final, saindo chorando e assumindo a ponta do circuito, coisa que nunca aconteceu antes. Porque eles desistiram do surf??? Me lembro de ter assistido o Peterson Rosa ganhar em 1998 via Sportv, inclusive com o cara sendo entrevistado após a final na cabine de transmissão pelo Burle e pelo Teco. Mostraram o vídeo da onda que ele ganhou com um aéreo e ele nem acreditou. “Ihhh!!! Saiu mesmo!!!!!”

Outro ponto importante é que 13 anos separam a vitória do Peterson e a do Mineiro. Peterson ganhou em 1998 com um aéreo e Mineiro ganhou em 2011 com um floater. Sabe o que isso quer dizer???? Nada, isso não quer dizer nada....Aloha GD!!!!

5 comentários:

Tiago disse...

Ótima análise GD! Mas o bom mesmo são as legendas! Sensacional.

Fred Schmidt disse...

Gostei do texto GD... arregaçou a gringalhada! Se o floater valeu 8.6 ou não, isto é passado e histórico, pq o que importa é que o mineiro ganhou e está na liderança do ranking. Tudo bem que as notas nesse campeonato estavam saindo altas de mais para o nível das ondas... nunca vi isto antes. Mas também, quantas vezes os brasileiros do tour foram garfados nas baterias contras os gringos??? Principalmente quando os gringos estavam surfando em casa.... a hora do troco! Pra eles verem como é ruim perder tendo ganho. Próxima parada, J-Bay. Ess onda favorece o surf do mineiro, mas o Careca vai estar possuído pra ganhar o evento. Gostei da batida do "Mineiro" na foto.... grande Richie Collins, rei dos floaters do anos 80. Tu podia ter descolado uma foto dele mandando um floater daqueles.... Ah! O Kellynho também ganhou do Mineiro em Imbituba na base do floater, lembra? 9 e tal...

Barbara Souza disse...

fodastico *-* , amo amo mt surf esse blog de surf de vocês é otimo adoro ele *-*

Humberto Fonseca disse...

num quer dizer nada mais disse coisa até o mar de caracas!!!rsrsrs

da hora!

Marcelo disse...

animalll o texto digo!!!
parabenss!!!
se fosse qualquer gringo dando akele floater ninguem ia falar nada, mas a vitoria ainda fica mais bonita assim!!!deixa os branquelos engolirem essa!!!
abraço e boas ondas
marcelo passosss