segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Hegemonia tupiniquim???


Podemos dizer que o Brasil está se firmando com a maior potência mundial do surf, só falta um campeão mundial. Medina está ai para tentar trazer esse título pra nós e consolidar essa posição do Brasil. Estamos com o melhor time da história do surf brasileiro. Todos tem condição de ser Top 10 ao final de 2012.

No big surf não é diferente, a nova geração com Felipe Cesarano, Pedro Scooby, Koxa e outros chegou para fazer companhia ao Burle. No swell gigante em Teachopo só deu Brasil.

O Brasil rompeu barreiras também com Danilo Couto na remada em Jaws, elevando para outro nível o surfe naquelas ondas. Danilo levou o XXL com uma onda insana na remada

Em 2012 Caio Ibelli já faturou o mundial Pro Junior e Miguelzinho já botou o primeiro Prime no bolso.

Infelizmente o mesmo não acontece com o surf feminino brasileiro. Silvana Lima é uma guerreira solitária no circuito. Jackie Silva esse ano volta a fazer parte do circuito após um ano afastado por causa do acidente em Bells em 2011.

Jackie já fez muito pelo Brasil inclusive sendo vice-campeã mundial em 2002 (título que quase não é lembrado no país) mas acredito que não tenha surfe para se manter na elite por mais um ano, considerando o nível de surf dessas meninas quase adolescentes.

Silvana se recuperou de uma cirurgia e está pronta para disputar o circuito de 2012. Na minha opinião era a melhor surfista do mundo alguns anos atrás mas ficou sem espaço para brigar pelo caneco com a Stephane Gilmore que competia melhor e assim levou 4 títulos seguidos. Vai ser difícil agora tirar o título da fenomenal Carissa Moore e da gata da Sally mas levo fé na Silvana.

O maior problema é que não temos uma substituta para a Silvana. Quando ela sair do circuito acabou.

A Diana Cristina, melhor surfista brasileira, não tem patrocínio (se já arrumou um ficou muito tempo sem). Sem patrocínio as meninas não viajam e não tem como competir e se qualificar para o circuito. Muitas vezes as empresas preferem patrocinar uma menina bonitinha que surfa bem do que patrocinar uma potencial campeã. Titã Tavares sentiu isso na pele e a Tininha também sente isso atualmente.

Na mulecada nova não vejo nenhum fenômeno ai despontando o que significa que quando a Silvana sair do circuito haverá uma lacuna no surf feminino brasileiro no mundial.

Só nos resta então torcer por uma vida longa à Silvana no circuito, uma vez que ela é nova, e cobrar um maior apoio junto aos circuitos femininos de base.

Aloha GD!!!

Um comentário:

Tiago disse...

O futuro é tua filha GD! Bota ela na água logo!