sexta-feira, 30 de outubro de 2009

World Tour Brasil 2010


Após participar de uma discussão acalorada em outro forum de surf, sobre o local do Brasil que deveria receber a etapa do circuito mundial em 2010, resolvi criar uma enquete sobre o tema. Como no fórum citado a maioria dos participantes eram do sul do país e outra parte era do Rio de Janeiro, o bairrismo predominou, alguns defendiam com unhas e dentes Imbituba como o que há de melhor no Brasil, outros diziam que deveria ir pra Fernando de Noronha no início do ano, outros diziam que deveria ir para o Maracanã do surf, Saquarema, e uma corrente carioca da zona sul afirmava que lugar de CT é no berço do surf brasileiro, Arpoador.

Vamos então aos resultados...de um total de 18 votos, em primeiro lugar ficou Saquarema com 8, ou 47%, em segundo ficou o Arpex com 5 votos, ou 29%, em terceiro ficou Noronha com 3 votos, ou 17%, em quarto dois gaiatos votaram na pororoca, que ficou com 11%, e em último sem nenhum voto ficou Imbituba.

Se compararmos a qualidade das ondas esse ano no circuito dá pra perceber que qualquer desses locais pode oferecer boas condições pro campeonato, só vai depender de dar a "sorte" de pegar o swell certo, com tamanho certo, na direção certa, com vento certo e com fundo certo...ou seja....as variáveis são muitas para os picos funcionarem do jeito que queremos. Com a fusão dos circuitos WQS e CT para 2010 (será???), acredito que as etapas 6 estrelas e Prime do CT vão ganhar mais status, e aí dá pra fazer uma em cada pico.

Com certeza o ideal é sair um pouco de Imbituba, que se não tiver com tamanho vira uma onda xoxa e sem graça, pelo menos de assistir. Pra mim o ideal era voltar pro Arpoador, com um pico alternativo na Prainha para o caso de não ter ondas, e outro em São Conrado, pros Tops se tacarem nos tubos e pegarem logo hepatite no esgoto que desce da Rocinha. Só tem de avisar pra essa garotada que tá entrando agora no circuito para segurar a onda, senão acontece o que aconteceu com o Occy em 2001, que na hora de entrar na água foi pego pelos PMs queimando uma brenfa nas pedras e quase foi pro xadrez.

Quem tiver outra opinião é só mandar....Aloha Gd!!!!!

Um comentário:

Fred Schmidt disse...

Mais uma boa enquete... Noronha seria um espetaculo pelas ondas, mas sou contra! Deixem a ilha em paz... preservem o que existe de especial no Brasil. Saquarema é o lugar mais propício para se fazer um CT no Brasil. Ondas fortes, longas e com tamanho.... rolam tubos perfeitos! Os tops gostaram de competir em Itaúna em 2002! Como 2a opção, eu elejo o Arpoador! Pico clássico do Rio!