sexta-feira, 30 de outubro de 2009

World Tour Brasil 2010


Após participar de uma discussão acalorada em outro forum de surf, sobre o local do Brasil que deveria receber a etapa do circuito mundial em 2010, resolvi criar uma enquete sobre o tema. Como no fórum citado a maioria dos participantes eram do sul do país e outra parte era do Rio de Janeiro, o bairrismo predominou, alguns defendiam com unhas e dentes Imbituba como o que há de melhor no Brasil, outros diziam que deveria ir pra Fernando de Noronha no início do ano, outros diziam que deveria ir para o Maracanã do surf, Saquarema, e uma corrente carioca da zona sul afirmava que lugar de CT é no berço do surf brasileiro, Arpoador.

Vamos então aos resultados...de um total de 18 votos, em primeiro lugar ficou Saquarema com 8, ou 47%, em segundo ficou o Arpex com 5 votos, ou 29%, em terceiro ficou Noronha com 3 votos, ou 17%, em quarto dois gaiatos votaram na pororoca, que ficou com 11%, e em último sem nenhum voto ficou Imbituba.

Se compararmos a qualidade das ondas esse ano no circuito dá pra perceber que qualquer desses locais pode oferecer boas condições pro campeonato, só vai depender de dar a "sorte" de pegar o swell certo, com tamanho certo, na direção certa, com vento certo e com fundo certo...ou seja....as variáveis são muitas para os picos funcionarem do jeito que queremos. Com a fusão dos circuitos WQS e CT para 2010 (será???), acredito que as etapas 6 estrelas e Prime do CT vão ganhar mais status, e aí dá pra fazer uma em cada pico.

Com certeza o ideal é sair um pouco de Imbituba, que se não tiver com tamanho vira uma onda xoxa e sem graça, pelo menos de assistir. Pra mim o ideal era voltar pro Arpoador, com um pico alternativo na Prainha para o caso de não ter ondas, e outro em São Conrado, pros Tops se tacarem nos tubos e pegarem logo hepatite no esgoto que desce da Rocinha. Só tem de avisar pra essa garotada que tá entrando agora no circuito para segurar a onda, senão acontece o que aconteceu com o Occy em 2001, que na hora de entrar na água foi pego pelos PMs queimando uma brenfa nas pedras e quase foi pro xadrez.

Quem tiver outra opinião é só mandar....Aloha Gd!!!!!

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Puemape - Tiago Castro

Onda do amigo Tiago Castro em Puemape...o garoto se mandou pro Peru e pegou boas ondas....valeu Tiagão..representou a galera...Aloha GD

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Toque do GD


O toque do GD dessa semana é quanto ao uso de sacolas retornáveis ao invés de sacolas plásticas, no último sábado fui fazer um surf cedo na praia da macumba e acabei sendo recepcionado por dez urubus, maiores que uma galinha, passeando pelas areias e se alimentando do lixo deixado pela chuva que caiu na noite anterior. Mas o pior era a quantidade de plástico carreado para a praia, garrafas PETs, sacolas plásticas, canudinhos e tudo que se possa imaginar de plástico. Esse plástico vai demorar 400 anos para se decompor, sem falar dos animais que se alimentam desse plástico e morrem.

Mais tarde, após o contato de primeiro grau com a urubuzada, fui ao supermercado e me deparei com sacolas retornáveis sendo vendidas no próprio mercado por R$ 1,19. A sacola em si já era feita de lona reciclável, provavelmente sacos de batatas, que se não virassem sacolas iriam para o aterro sanitário, que em muitos casos já estão sobrecarregados e no final de sua vida útil. A sacola era bem grande e resistente, e aguentou o peso de todos os produtos tranquilamente (caixa de cerveja, Pet de 2 litros, suco, pão, carne, biscoito etc...), só a caixa de ovo que foi na mão porque senão virava omelete.

Considerando que os saquinhos de plástico são muito finos, e, para não rasgar colocamos 2 sacos, ou até 3, um dentro do outro, eu deixei de pegar aproximadamente uns 20 saquinhos com o uso da sacola retornável. Esses 20 saquinhos provavelmente terminariam no mesmo aterro sanitário citado anteriormente, isso quando não vão parar nos nossos rios e terminam no outside, lá onde a galera tá esperando as ondas. Todos os dias milhões de saquinhos são depositados no meio ambiente.
Outra dica é arrumar dois sacos retornáveis para facilitar o transporte, dessa forma você divide melhor o peso e carrega de uma forma mais ergonômica os produtos, evitando forçar somente um lado do corpo, prejudicando sua coluna.

Então a dica é essa, quebre esse paradigma, use sacolas retornáveis, é só questão de se acostumar, depois da primeira vez você não consegue mais carregar plástico para casa. Chega de plástico!!!!!!!!!!!!!!!

Aloha GD

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Mais mineirinho......

Refletindo sobre a campanha do Mineirinho nesse ano de 2009 no ASP WorldTour, e considerando que ele está na briga pelo título mundial, faltando apenas mais duas etapas para o término do circuito, pode-se dizer que essa é a melhor campanha de um brasileiro no história do circuito mundial de surf.

Os brasileiros sempre foram coadjuvantes, geralmente disputando as posições intermediárias. Um Top 10 aqui do Peterson, um Top 7 ali do Teco, as melhores campanhas foram o Top 5 do Fabinho em 1992 e o grande e menosprezado Top 3 do Vitinho em 1999. Confesso que não lembro se em 1999 o Vitinho chegou a duas etapas do final do circuito na briga pelo título (sem a transmissão via internet ficava difícil de acompanhar o circuito...sem falar que já se vão 10 anos)..em 1992 acredito que Fabinho também não tava na briga (se eu estiver errado me corrijam). Por um grande período, no meio da década de 90, a maioria dos brasileiros se reclassificavam pro WCT através do WQS, que possuía uma perna brasileira muito forte e que fazia diferença no final. Carreiras inteiras no WCT foram construídas através do WQS.

Dessa forma conclui-se que é a primeira vez, desde 1976, que podemos torcer de verdade por um título mundial de surf tupiniquim......sem falar do feminino com a Silvana né......já pensou os dois ganham nesse ano...não custa nada sonhar né.....Aloha Gd!!!!

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Por falar em Mineirinho.......

Mineiro nas cabeças!!!!


O Mineirinho com essa vitória em Mundaka rompeu uma barreira importante para quem está querendo ser campeão mundial, que é ser campeão de uma etapa do circuito. Ele já tinha batido na trave outras vezes mas parece que essa pressão agora é coisa do passado. Grandes surfistas, como Taylor Knox, Kalanni Robb e Bruce Irons ganharam 1 ou 2 campeonatos em toda sua carreira, o que nos dá a dimensão do que é ser vencedor de uma etapa com os 44 do mundo. O narigudo sentiu a pressão e parece que não vai segurar a onda, o macaco albino já assumiu a liderança e parece que o final do circuito vai ser emocionante. Imagina se chegam os top 5 embolados em Pipeline, o mar quebrando com 12 pés para Backdoor, cheio de locais havaianos impregnando, o Careca botando pra dentro dos caroços, sem dúvida vai ser o final que todos queremos ver. Cuidado com careca vindo de trás!!!!!!

Outro ponto importante é que a onda de Mundaka já deu o que tinha de dar, é muito inconstante, nos últimos anos dá pra contar os dias que rolaram no pico....tudo bem que quando quebra é clássico, que o careca falou que já pegou tubo de 20 segundos lá, mas fica chato de assistir....rola uma baterias, a maré muda, acaba o campeonato, rola mais umas baterias, acabam as ondas, acaba o campeonato......fica muito arrastado...mesmo com o formato sem repescagem....sem falar nas ondas de Bakio e Sopelana que parecem o meio da barra né.......caído....

Bora De Souza...arregaça esses gringos!!!!!!!!!!!!!!!!

Aloha GD!!!!!!

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Acharam a prancha do CJ....


Se lembra das pranchas do CJ que foram roubadas na França....esse moleque ai da foto tava caindo em Uluwatu na última segunda com uma prancha igualzinha que ele disse ter comprado de um francês....será a mesma????

WQS no Leblon????

surfista: Jordan/by minduim

Ouvi dizer que tão armando o circo no Leblon pra aproveitar o swell de sul que chega hoje ao Rio...vai ser show de surf com certeza....a playboizada vai ficar doida....vai sair até na novela da Globo......Aloha GD

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Rio 2016 e a onda da vida


Segue abaixo a transcrição do email que recebi do amigo Ronaldo “Forrest Gump”, sobre as ondas do último swell aqui no Rio na sexta, dia que a cidade foi anunciada sede das Olimpíadas de 2016....não sei se é tudo verdade....mas vale o registro....

Fala GD,

Cara, ainda bem que tu me avisou do swell que tava pintando na sexta passada...fui dar uma checada em Copa, aqui perto de casa, e logo ao chegar vi que o Sorriso tava quebrando, umas ondas oceânicas, um espumeiro de uns 3 metros....tinha uns caras de SUP la fora, mas não tavam pegando nada...tinham também uns doidos de jetski, não sei se foram surfar o sorriso ou se tavam indo pra outra laje....quando vi as ondas corri pra casa e saquei aquela minha velha 7’5”, amarelada do Heitor Fernandes, lembra...passei parafina, coloquei a cordinha e corri pro Posto 6 para entrar sem tomar na cabeça aquele quebra coco....no seis tava cheio de longboards, SUPs e bodyboards se digladiando nas merrecas de 0,5 metros que quebravam coladas no Forte de Copa.......passei pela galera e comecei aquela remação rumo ao meio da praia...onde o espumeiro tava passando em séries com intervalos de uns 10 minutos...a cada 10 minutos umas ondas entravam levando tudo que tava pela frente...cheguei lá fora depois de uns 20 minutos de remada, não tinha mais ninguém no pico...aliás eu nem sabia direito onde era o pico....tava meio perdido...fiquei boiando rezando pra estar no lugar certo.....foi quando o horizonte escureceu......avistei umas bombas chegando e percebi que eu tava muito pra baixo...fora do pico....remei pra esquerda para tentar fugir pelo canal....a onda quebrou um paredão pros dois lados....e eu embaixo, remando pra fugir daquela espuma que tava, naquele momento, me caçando com toda velocidade.....minha pranchinha HF respondeu e cheguei no canal....conseguindo fugir dessa e de mais 3 ondas que vieram na sequência....te confesso que não passava nem agulha....eu sozinho no meio daquele marzão....mais agora era questão de honra....remei pra fora e me posicionei para pegar a próxima série..esperei mais uns 10 minutos quando veio a série de novo...dessa vez eu tava bem posicionado....remei com força na primeira onda...um paredão de uns 3 metros...uma rampa parecida com Sunset...apesar do vento consegui entrar e dei aquele dropzão....cavei e fui lá em cima...voltei pra base....fazendo aquela linha de surfe de filme gringo.....a onda começou pra direira...andei muito....depois ela encheu e eu continuei naquela parede lisa jogando pra esquerda....foi quando avistei o quebra coco assassino....eu tinha de escolher...ou encarava o quebra coco ou saia e voltava remando....como tu mesmo diz GD, quem não morre não vê Deus...logo forcei pra conectar a onda, que ia virar uma buraqueira pra direita de uns 10 pés....sentindo que tava no gás eu só fui estudando a parede....ia ser um direitão sinistro....entrei na zona do agrião e percebi que a única saída era por dentro....botei na parede.....a placa caiu (foi igual aquele vídeo do Brian Conley no “best Tube award” no México lembra...)...andei lá dentro me segurando pra não cair.....fiquei uns 4 segundos nessa pressão quando percebi a foamball embaixo da minha prancha (senti o mesmo que o Occy quando ele disse que a prancha dele parecia um tapete voador no tubo de Pipe)...achei que ia morrer la dentro.....foi quando aquele spray acertou minhas costas por trás....fui cuspido pra fora...igual aqueles vídeos de gringos..nessa hora escutei uma galera gritando.....wooohooooooo!!!!!!!...fogos de artifício.....Pum.!!!! Pow!!!!!.....achei que era pra mim mas na verdade é que sai do tubo na hora que o cara anunciou que o Rio ia sediar as Olimpíadas de 2016....sai na areia e fui pra festa....essa foi a onda da minha vida brother......foi incrível...abração.....

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Crowd??????

Silvana de novo.......


Silvana ganhou mais uma.....com certeza nossa futura campeã mundial....Há aproximadamente três meses atrás fui dar uma caída no Canto do Recreio, o swell tava com 1 metrão mais ou menos, alguns profissionais na água (não vou revelar o nome dos cabras pra não ficar feio...), entre eles a Silvana Lima.....vou dizer que a menina era a melhor dentro dágua, surfando mais que muito surfista profissional do sexo masculino....não estou dizendo que ela surfava mais que os caras amadores que tavam lá nesse dia, ela tava dichavando os caras profissionais, viajados, com patrocínio, título importante nas costas.....ninguém segura a menina não....e ela ainda tem a marra de campeã....aloha GD!!!

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Tsunami

foto do Digital Google

Essa semana um tsunami devastou Samoa e, segundo notícia na Folha de São Paulo dois brasileiros estavam surfando na hora que chegou a onda....reparem na parte que o cara fala que quando percebeu que era um tsunami remou contra a onda....já imaginou....remar pra fora sem saber qual o tamanho da onda que vai vim....tem de ter sangue frio....sinistro.....

Brasileiro surfava no momento do tsunami em Samoa
FABIO RODRIGUESda Folha Online


Catarina Correa Gruendling aguarda ansiosamente o retorno do marido Julio Gruendling para a Austrália. Ele e o amigo Guilherme Costa surfavam no momento em que um tsunami atingiu a costa das ilhas de Samoa. Ambos sobreviveram ao fenômeno.
Catarina, que mora em Sidney (Austrália) e passa férias em Florianópolis (SC), só ficou mais tranquila quando conseguiu conversar com o marido na manhã de hoje. Segundo ela, Julio contou que a maré começou a secar. Percebendo que era um tsunami, a primeira reação dele foi remar contra a onda. Já Guilherme se apavorou e foi em direção contrária, até ser arrastado pelas águas. Ele conseguiu chegar à praia e se salvar.

SUP??????????

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Arpoador Clássico

Nosso colaborador Fredinho Schmidt deu uma passada no último sábado no arpex e bateu umas fotos do campeonato Arpoador Clássico...altas ondas e ação na areia, ele ainda registrou as merrecas no Posto 6 de Copacabana, paraíso dos longboards e merrequeiros de plantao...Aloha GD!!!!!!!!!