quinta-feira, 17 de junho de 2010

É muita onda!!!!!!


Mais um swell chegou bombando na costa carioca, é um swell atrás do outro, desde a ressaca do começo de abril até agora foram dois meses de ondas quase que direto, com poucos dias de flat..o fundo de grande parte das praias ficou até alterado, em alguns lugares para melhor e outros para pior...as grandes ondulações de leste/sudeste fizeram com que picos alternativos fossem surfados frequentemente, o pointbreak de Itapuca em Niterói quebrou pelo menos uns 8 dias em dois meses, o sorriso de copa deu o ar da graça, a laje da besta foi parar na Globo, até onda no aeroporto apareceu, para a alegria da surfistada.



Mas tem um lado negativo nisso tudo, algumas praias estão sofrendo com a seguidas ondulações. A Macumba é uma delas, os seus decks de madeira estão destruídos, parte da rua perto da 8W foi pro saco.....os decks já estavam abandonados e sem manutenção e a ação das ondas só aumentou a destruição....as fotos desse post foram tiradas do blog Orla do Recreio (www.orladorecreio.blogspot.com) e retratam a situação.

Alguns projetos como um fundo artificial para diminuir a energia das ondas existem, mas ainda nada saiu do papel. De qualquer forma fica o alerta sobre a situação....Aloha GD

Um comentário:

Fred Schmidt disse...

Isto aí é resulatdo da ação do homem! Mexe aqui, aterra ali, constroe uma estrada lá. Fabricas e carros poluindo cada vez mais, muito monóxido de carbono na atmosfera, aumento da temperatura global, derretimento das calotas polares, chuvas em abundância, elevação do nível do mar e por aí vai. Junte isto tudo com os fenômenos naturais tipo tormentas, tempestades e ondas grandes e taí o resultado! Não podemos controlar a natureza, mas tem gente que ainda não entendeu isto!