segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Partiu pro Surf!!!!!!!!!!!!!!


Domingão de sol e boas ondas na Macumba...ondulação de leste/sudeste com água bem gelada, cerca de 1,0 metrinho abrindo esquerdas corridas e direitas mais em pé...decididamente a minha Industry Surfboards twin-fin 6’0” foi feita para essa condição de mar, a bichinha anda muito solta....na água perto da pedra, em frente a 6w a rapaziada da pranchinha tava pegando boas ondas, na frente do Rico Point a galera do pranchão pegava boas também...na água Chloé Calmon, Roger Barros, Allan Gandra, Robert, Geraldo e mais uma galera.

Discutindo com os amigos sobre o tamanho das ondas percebi o quanto é difícil classificar o tamanho certo, uns diziam que tinha 1 metro, outros 1 metro com maiores, outros meio metro a 1 metro.

Resolvi então botar no papel a classificação usada na prática pela rapaziada, bem antes da chegada do Windguru e outros sites de previsão. Até pouco tempo atrás no Brasil o máximo de onda que dava era 2 metros. Alguém inventou que as ondas eram medidas por trás uma vez que os havaianos assim mediam as ondas, e que esse era o tamanho máximo que rolava por aqui. O cara dropava uma morra de 10 pés plus no pontão e nego falava assim: “Porra!!! Essa tinha 2,0 metros!!! Talvez 2,0 metrão!!!!”

Diante das controvérsias a galera começou a se adaptar e foi criando outros parâmetro como os abaixo:

Flat – esse é fácil, é quando o mar não tem onda nenhuma;
Meio metrinho – quase flat, entrando ondas na altura da canela
Meio metro – ondas pequenas, altura da cintura
Meio metro a meio metrinho – ondas da canela até o joelho
Meio metrão – ondas de quase 1 metro, na altura dos peitos.
Meio metrão a 1 metrinho – ondas quase overhead;
1 metrinho – ondas overhead, porém sem entrar as caroças;
1 metro – ondas overhead, entrando as caroças na série;
1 metrão – mar começando a ficar grande, as caroças entrando direto;
1,0 metro a 1,5 m – mar grande, ondas bem acima na cabeça da rapaziada;
1,5 a 2,0 m, ou um metrão e meio – nesse tamanho já fica difícil distinguir o metro do metrão, é aquele mar que da pra tomar uns caldos, que as praias que não agüentam o fundo fecham geral;
2,0 metros – o ápice das ondas, somente alguns picos funcionam, a maioria fecha, surfe pra quem gosta de adrenalina;

Tem também as variações criadas para os casos extremos, como aquelas ressacas que entram duas a três vezes por ano, o popular 2 metrão...para aquelas que entram uma vez por ano, o popular 2 metrão e meio e para aquelas que entram uma vez na vida outra na morte, que fazem quebrar a laje do Sheraton, o temido 3 METRÃO!!!!!!!!!!!!!

Pra terminar os sócios Chefe Fred Pequeno e Tijucano Nervoso estão voltando da trip para Galápagos essa semana e em breve fotos e relatos da viagem.

Aloha GD!!!

Nenhum comentário: