segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Máquinas de ondas

Recentemente eu estava assistindo ao Grande Prêmio do Dubai de Fórmula 1 e fiquei impressioando com a pista que foi construída para o evento. Uma arquitetura futurística, com o traçado da pista passando por baixo de um hotel 5 estrelas, tudo sem economizar dinheiro. O Dubai se prepara para, quando acabar seu petróleo em um futuro bem próximo, ser um dos principais pontos turísticos do mundo, garantindo para o país um futuro sem depender do combustível fóssil. Mas o que o surf tem a ver com isso??? Muitos dizem que o futuro do surfe será nas piscinas de onda, quando será possível adequar o esporte para transmissões para a televisão, será possível levar o surfe para locais distantes da praia, os atletas poderão treinar as manobras em uma onda sempre igual, evoluindo cada vez mais o esporte. O Kelly Slater mesmo disse que possui o projeto da melhor piscina de ondas do mundo, e que em breve ela vai revolucionar o surfe. Outro ponto levantado como o futuro do surfe são os fundos artificiais. Há poucos dias foi inaugurado um fundo artificial em Boscombe, Inglaterra, e que se espera um aumento do turismo na região por causa das ondas. Mas o sucesso das piscinas e fundos articificiais esbarra em dois pontos importantes, tecnologia e dinheiro. É ai que entra o Dubai, dinheiro os caras tem de sobra, e tecnologia para criar fundos eles tem também. Está sendo construído lá o The World, um arquipélago artificial, ainda em construção, que forma o desenho do mapa-múndi, onde as ilhotas estão sendo vendidas por valores entre 6,2 a 36,7 milhões de dólares. Para se projetar o melhor fundo artificial do mundo em Dubai é mole, considerando a quantidade de areia que os caras movimentam nesses empreendimentos. Mas de que adianta criarmos o melhor fundo artificial para o surf do mundo se no Golfo Pérsico não tem onda. Ai voltamos para a tecnologia desenvolvida para as piscinas de onda. Nas piscinas as bombas geram as ondas que quebram nas bancadas, mas sempre limitadas pelo tamanho das piscinas, que por maior que sejam não se comparam as bancadas de verdade. Porque não projetarmos máquinas superdimensionadas, colocadas em algum local do Golfo Pérsico, feitas para bombear um grande quantidade de água sobre uma bancada de areia perfeitamente construída para gerar a melhor onda do mundo, nos moldes do Superbanks, só que maior, mais extenso, mais tubular. Imaginem uma onda de 10 pés, rodando por 1 quilometro, com partes manobráveis, um tubo de 20 segundos no estilo Desert Point, tudo isso a qualquer hora, só dependendo do acionamento das máquinas.
 Parece viajem, mas com certeza tecnologia para se construir uma onda dessas nós temos, basta apenas convencer os Shakes e Sultões a bancar o projeto. Estima-se que já tenham sido gastos mais de 60 bilhões de dólares para se transformar Dubai no que ela é hoje. O que seriam mais alguns milhões de dólares para transformar o lugar na Meca do surf???? No futuro algo desse tipo com certeza vamos ver......Aloha GD!!!

The World - Dubai

Um comentário:

Fred Schmidt disse...

Gordo! Essa pode ser uma nova fronteira do surf a ser explotrada no futuro.... é preciso que os magnatas do petróleo diversifiquem seus investimentos para que um projeto como este tome forma real. Para o turismo seria fantástico! Apoio a idéia...
Abraço