terça-feira, 26 de abril de 2011

Galápagos 2011 - Parte 3. Passeios Turísticos

Segue última parte da trip para Galápagos, por Fred Schmidt. Aloha GD!!


Leon Dormido - San Cristobal

Claro que Galápagos não tem só surf para se fazer. O visitante pode aproveitar muitos outros atrativos nas ilhas, dentre eles, destaco os passeios a pé pelas trilhas do Parque Nacional. Em San Cristobal, um passeio que vale a pena é o do Sendero Tijeretas, onde se tem uma linda visão panorâmica do alto dos mirantes espalhados pela trilha. Destaque para a vista norte, que dá para o lado da ilhota Leon Dormido e do Cerro Brujo, com uma bela baía de águas claras logo abaixo, perfeita para nadar e fazer snorkling junto aos lobos marinhos. Outros destinos interessantes, que ficam do outro lado da ilha são: a Laguna El Junco, que está localizada na cratera de extinto vulcão de mesmo nome; a Galapaguera, onde estão às famosas tartarugas de Galápagos criadas em cativeiro, além das incubadoras para assegurar a longevidade da espécie; e a selvagem praia de Puerto Chino, com suas águas de cor verde esmeralda e areias brancas.

Pra quem gosta dos encantos do fundo do mar, uma das melhores experiências em Galápagos é o mergulho no canal formado entre as ilhotas do Leon Dormido. Seja apenas fazendo snorkling ou mergulhando de garrafa, lá em baixo existe outro universo. Fizemos o passeio de lancha que passava pela Isla Lobos, onde existe um berçário de lobos marinhos, e em seguida, rumamos para o Leon Dormido. Na realidade são duas ilhotas de aproximadamente 50 metros de altura, separadas por um canal estreito e profundo, onde a vida marinha é extremamente abundante. Durante o mergulho, pode-se ver arraias chita, tartarugas verdes, lobos marinhos, e peixes de diferentes espécies, incluindo aí os tubarões Galápagos, galha branca, e em maiores profundidades, o temido tubarão martelo. A dica para quem quer mergulhar de garrafa é levar a carteira de mergulhador autônomo, pois por lá, as agências não fazem mergulhos de batismo. É uma experiência marcante pode mergulhar e chegar tão próximo dos tubarões. Vale o passeio! Na volta ainda passamos na praia de Manglecito e vimos umas ondas quebrando no outside. Havia um grupo de surfistas profissionais fazendo umas imagens para publicidade. As ondas não estavam com tamanho, mas vimos que o pico tem muito potencial. Estávamos sem as pranchas e por isto não pudemos surfar no Manglecito... fica para uma próxima viagem.

Na ilha de Santa Cruz, vale a visita as tartarugas de Galápagos que habitam o Rancho Primícias, um dos poucos lugares no arquipélago onde é possível interagir com esses maravilhosos animais soltos na natureza. Fica na parte alta da ilha, cerca de 25 minutos de taxi a partir do terminal das balsas que partem para o aeroporto na ilha de Baltra. No caminho, encontram-se as crateras “gemelos” (gêmeos), são duas depressões profundas que datam milhões de anos e ocorreram bem na época em que as ilhas estavam em formação. As crateras formam vales e estão separados pela estrada.

Outras atrações na ilha de Santa Cruz são: o túnel d’água, também localizado na parte alta da ilha, próximo ao Rancho Primícias, um túnel natural com cerca de 400 metros de comprimento, por onde passava um rio há alguns milhões de anos; a “Estacion Cientifica Charles Darwin”, onde são estudadas inúmeras espécies da flora e da fauna do arquipélago – a tartaruga de Galápagos mais antiga da história vive na estação, ela é enorme e chama-se “El Solitário George”, já passou dos 100 anos de idade; e “Tortuga Bay”, uma bela praia de areia brancas, bastante longa e comumente visitada por tartarugas que procuram um lugar deserto para enterrar seus ovos.

Galápagos é muito especial e tenho certeza que é um lugar para se visitar muitas vezes. Esta foi minha segunda temporada na ilhas e sei que um dia irei retornar.

Abraço,

Frederico Schmidt



Baltra - Visão aérea

Tortuga Galapagos - Rancho Primícias - Santa Cruz

Atobás de Patas Azuis e Iguanas - Tongo - San Cristobal

Puerto Baquerizo Moreno - San Cristobal

Leon Dormido e Cerro Brujo vistos do Sendero Tijeretas - San Cristobal

Integrantes da barca na Isla Lobos - San Cristobal

Snorkling no Leon Dormido - San Cristobal

Tubarão Galha Branca - Leon Dormido - San Cristobal

Lobo Marinho - Manglecito - San Cristobal

Um comentário:

Rodrigo Hernán C. Román disse...

QUero ir para Galápagos e estou buscando por dicas. Qual operadora vc foi? Quais ilhas passou? Qual melhor opção de pico base? Enfim... Aguardo. Obrigado!